quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O exportador brasileiro iniciante


A primeira coisa que vem a cabeça quando falamos de produtos brasileiros para exportação é cachaça. A Caipipira cachaça produzida pela BBL – Brazilian Beverages & Liquor Ltda. / Capuava S.A. coloca a disposição no mercado uma garrafa bem colorida, com as características de um produto bem brasileiro seu rotulo conta com impressão dupla, tanto da parte interna quanto externa do contra-rótulo, criando o efeito “lupa”, que amplia as imagens e cria a ilusão de que as frutas estão boiando na garrafa. A empresas conta com volume de produção suficiente para exportar contêineres.
O pequeno exportador brasileiro deve antes de mais nada orientar-se, escolher um segmento, o SEBRAE coloca a disposição em seu site a seguinte lista de produtos brasileiros para exportação:

Roupas de toucador
Calçados de couro natural
Calçados de borracha ou de plástico
Calçados esportivos
Software, Hardware e serviços
Cordéis de sisal
Álcool etílico
Atuns brancos congelados
Peixes congelados
Camarões congelados
Açúcar de cana em bruto
Sucos de abacaxis não fermentados
Goiabas frescas ou secas
Mangas frescas ou secas
Algas frescas, refrigeradas e/ou congeladas
Fio de algodão
Fios de fibras de poliésteres com algodão
Pedras preciosas
Granito Talhado
Granito em bruto ou desbastado
Lentes de vidros para óculos

Um bom mercado também é o de artesanato. Segundo o site aprendendo a exportar o segmento envolve 8,5 milhões de pessoas envolvidas na produção de peças num mercado que movimenta 28 bilhões de reais/ano.
O setor de calçados que desde o século XIX da dinheiro aos exportadores brasileiros figura entre as opções clássicas, mas não tão clássica são os sapatos da estabelecida baiana Márcia Ganem que fez sucesso no Rio Fashion.
Outra busca interessante é a de produtos inventados por brasileiros garantindo a não existência dos mesmos fora do país. É o caso do físico brasileiro Alintor Fiorenzano que inventou o eliminador de ácaros Sterilair, vendendo a invenção para uma empresa japonesa e do escorredor de arroz inventado pela dentista brasileira Terezinha Zorowith, para agilizar sua vida domestica. É bem possível que estes produtos façam sucesso em paises que ainda não os conhecem.

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google