segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Diversidade Cultural no Mundo


Em 1908 Israel Zangwill estreou sua peça que retratava a vida de uma família de imigrantes russos, os Quixanos. David Quixano sobreviveu a um pogrom (tipo especifico de ataque a grupos étnicos), no qual perdeu sua mãe e sua irmã, e ele então fez de tudo para esquecer este terrível episodio. Compôs uma "American Symphony" e saiu em busca de uma sociedade livre de ódio e distensões étnicas, ao invés de lastimar seu passado traumático. O nome da peça é Melting Pot (algo como cadinho de fundição). Foi um enorme sucesso quando estreou, foi elogiada até pelo presidente Theodore Roosevelt.

O conceito de “Melting” (fundição, derretimento) como metáfora para assimilação étnica fora usado antes, mas Zangwill foi o primeiro a compor o termo “Melting Pot” para exemplificar as ocorrências sociais que aconteciam na América.

O termo “melting Pot” refere-se à forma para que sociedades homogêneas usem os ingredientes que se fundirão no cadinho (pessoas de diferentes culturas, raças e religiões) combinadas para darem origem a uma sociedade multiétnica.

A diversidade cultural da humanidade beira ao infinito; uma enciclopédia na web chamada Ethnologue que tem o propósito de catalogar todas as línguas vivas tem dados referentes a 6,912 idiomas diferentes. O numero de raças e culturas tendem a ter um numero parecido com este.

Sem duvida nenhuma a diversidade cultural é o que torna nossa sociedade bem sucedida! Fez com que a renascença acontecesse na Europa, gera novas idéias e possibilita a mescla de pensamentos e idéias em algo mais grandioso do que sua concepção original; trabalhos artísticos grandiosos, literatura e concepções cientificas grandiosas, tudo se desabrocha quando diferentes culturas são fundidas em um cadinho.

Desde que a raça humana emergiu na África a cerca de dois milhões de anos atrás nós nos espalhamos por todo o globo, nos adaptando a uma ampla gama de adversidades e a periódicas mudanças cataclísmicas no clima. As diversas sociedades que surgiram isoladas umas das outras, diferenciaram-se de forma evidente, e muitas destas diferenças persistem ate os dias de hoje.

Neste intuito a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, da qual 185 paises foram signatários em 2001, representa o primeiro marco internacional destinado a preservarão e promoção da diversidade cultural e do dialogo intercultural.

A declaração estabelece em seu primeiro artigo que “Diversidade cultural e tão necessária à humanidade quanto a biodiversidade é para a natureza” e prossegue por assegurar políticas para a inclusão e participação de todos os cidadãos bem como garante a coesão social, incentivando a vitalidade da sociedade mundial e a paz no mundo.Nos não somos meros membros da espécie humana. Nos também pertencemos aos Estados, nações ou grupos étnicos. Identidade étnica e o bem estar de fazer parte de um grupo especifico de pessoas deve ser preservado e valorizado de forma pacifica e harmoniosa.

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google