terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Sistema de castas na Índia


O sistema de castas na Índia está relacionado a estratificação e restrições sociais, no qual classes sociais são definidas por grupos hereditários muitas vezes chamados de jātis ou castas. Dentro dos jātis existem grupos exógamos conhecidos como gotras, que unem casais de linhagem ou clans diversos, embora em meio a muitas sub-castas como a dos Shakadvipi a endogamia com um gotra é permitida, ainda são utilizados mecanismos alternativos de restrições a endogamia.

Mesmo que seja muito relacionado ao hinduismo, o sistema de castas também é muito observado entre seguidores de outras religiões no subcontinente indiano, inclusive entre grupos de muçulmanos e cristãos. A constituição da Índia proíbe a discriminação com base em castas, para que se mantenham os princípios sociais, seculares e democráticos pertinentes à nação. Barreiras inerentes às castas foram rompidas em grandes cidades, embora persistam em áreas rurais do país. O sistema de castas continua de varias maneiras a exercer papel importante na sociedade e na política.

Segundo relatam escrituras hindus antigas, existem cinco "varnas”:
Os Brahmins (professores, Sábios e personalidades religiosas);
Os Kshatriyas (Reis e guerreiros);
Os Vaishyas (comerciantes);
Os Sudras (agricultores, prestadores de serviços, e alguns grupos de artesãos);
Gerações de diferentes varnas pertencem a Jātis diferentes;Os Dalits, pertencentes a um outro grupo que era chamado de Parjanya ou Antyaja “os excluídos da sociedade”. Este grupo era conhecido também como o dos “intocáveis” (agora chamado de Dalits) não era considerado na divisão dos Shudras ou seja, estava aparte do sistema de castas.

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google