terça-feira, 12 de maio de 2015

Chocolate e Cupulate - desde a floresta amazônica para a mesa dos melhores restaurantes internacionais

Instalações da Dona Nena na ilha do Combu
Quando os clientes sofisticados de restaurante DOM em São Paulo Brasil comer suas sobremesas exóticas feitas com chocolate da Dona Nena, eles não são capazes de perceber a seqüência impressionante de gestão de idéias, recursos e pessoas mobilizadas para que este chegue em suas mesas.

read this article in English

Antes de ir além com essa matéria, é importante que se diga que, para comemorarmos os 15 anos de vida e 7 anos do Blog, após uma longa historia de geração de idéias, nos da Blemya resolvemos sairmos do escritório e irmos para campo, para pesquisar um lindo trabalho de talento, de gente e de ciência - a historia dos chocolates e cupulates da Dona Nena, da ilha do Combu.

Junto com o time de mixologistas da Pernod Ricard criamos o projeto Tembi-u (do Guarani neológico "tembi'uapokuaa" que literalmente significa "saber ou ciência de fazer comida"), com o objetivo de levar elementos de excelência da cultura brasileira para a coquetelaria e gastronomia mundial.
Time do Projeto Tembi-u

Para chegarmos as instalações de Dona Nena, partimos de Belém rumo a Ilha do Combu, pelo rio Guamá, são três quilômetros via voadeiras, uma embarcação típica da região amazônica.

Foi somente em 2006 que Dona Izete dos Santos Costa (Dona Nena), que já vendia objetos com o fruto do cacau, chamadas de biojoias, passou a vender uma antiga receita familiar de chocolates e brigadeiros na praça Batista Campos, em Belém PA.

Tudo ia bem, mas um problema levou Dona Nena a ter a primeira de muitas boas idéias.

A amêndoa do cacau usada para fazer o brigadeiro era moída no pilão, método trabalhoso e cansativo. Ao pensar em algo que pudesse moer com menos esforço, encontrou no moedor de carne uma alternativa viável, com isso não só tinha menos trabalho para fazer as receitas como também verificou que a qualidade da massa havia melhorado muito.

Dona Nena protegendo a caixa de abelhas do ataque das formigas

Ela percebeu que o grão ficava mais fino e o processo, ficara mais higiênico, alem do que, conseguiu dar liga à massa sem precisar adicionar açúcar, criando uma fórmula de chocolate 100% cacau.

A sua nova receita foi descoberta pelo chef paraense Thiago Castanho, do Recanto do Peixe/do Bosque e com isso as deliciosas barrinhas de chocolate embaladas na folha do cacaueiro, cacau em pó, brigadeiros e nibs (granulado de cacau que cobre o brigadeiro) foram para ainda alem do estado do Pará e chegaram ao premiado restaurante D.O.M. do chef Alex Atala,

Caixa de Abelhas no padrão EMBRAPA para abelhas da espécie uruçu-amarela (Melipona flavolineata) 
Ela não parou por ai, desenvolveu também o chamado ‘Cupulate’, barrinhas e brigadeiros feitos não com massa de cacau, mas sim com a mucilagem do cupuaçu. O resultado é de uma sobremesa deliciosa, rica em aminoácidos ainda mais doce que o chocolate e menos amargo.

Até mesmo a frutificação dos cacaueiros e dos cupuaçuzeiros tiveram interferências cientificas, com o objetivo de respeitar o meio ambiente. Dona Nena acrescentou ao seu já grande repertorio de inovações a meliponicultura, num projeto em conjunto com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Amazônia Oriental e Universidade Federal do Pará, os recurso vieram de uma financiamento do CNPq.
Abelha da espécie uruçu-amarela (Melipona flavolineata) 

Cinco caixas de abelhas sem ferrão da espécie uruçu-amarela (Melipona flavolineata) foram instaladas na propriedade de Dona Nena, na ilha do Combu.

Alem da disseminação da meliponicultura e à educação ambiental resultante, essas iniciativas mudam para melhor a vida da população ribeirinha ao redor de Dona Nena, “essas abelhas não polinizam só o cacau e o cupuaçu”, afirma ela, “mas também auxiliam na frutificação de outra importante fonte de renda aqui da ilha, o açaí".

Palestra de Luiz Pagano na qual ele explica os desenvolvimentos do projeto Tembi-u 
Segundo o pesquisador Cristiano Menezes, o objetivo  é capacitar a produtora nas técnicas de manejo das abelhas sem ferrão e demonstrar os resultados para os demais moradores da ilha, como forma de atraí-los para a atividade. Além da polinização de espécies frutíferas como o açaí, as abelhas uruçu-amarela produzem mel que pode ser explorado como fonte de renda.

Os próximos passos envolverão visitas para demonstrar as técnicas de alimentação artificial dos insetos. "Como nesta época do ano a produção de mel é reduzida em função da baixa quantidade de flores disponíveis, as abelhas necessitam de alimentação suplementar", explicou o pesquisador Cristiano Menezes. Com o fim do período de chuvas, as florações se intensificam e as abelhas voltam a produzir mel.

chocolate e cupulate embalados na folha do cacaueiro, cacau em pó, brigadeiros e nibs (granulado de cacau que cobre o brigadeiro) 



O Porjeto Tembi-u e Blemya prometem ser o inicio de uma serie de atividades de valorização das pessoas e suas culturas em projetos econômicos viáveis e sustentáveis.

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google