quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A Antropogistonia pode ser tão perigosa quanto um holocausto nuclear

Antropogistonia é a paralisia das pessoas no planeta Terra, uma lacuna entre a ação e a ideação,
 que poderia nos levar a aniquilação total
Todos nos sabemos a importância de reciclar o lixo, de combater a dispersão indiscriminada de CO2 na atmosfera e o quanto a vida nesse nosso pequeno planeta é frágil, e ainda assim, nos mal começamos a desenhar políticas que garantam a qualidade de vida para as nossas futuras gerações.

read this article in English

A devastação que os antigos Maias provocaram em suas terras, junto com a derrubada indiscriminada de arvores para construção de seus templos, provocaram uma seca centenária, que os fizeram responsáveis diretos pela degradação de sua micro região, cuja o preço foi a extinção de sua própria civilização. Os Rapa Nui da ilha de Páscoa e os povos da mesopotâmia, também cometeram o mesmo erro.  Diferentemente desses povos, nos temos a exata consciência dos riscos de nossas atitudes e ainda assim, continuamos no curso da autodestruição.

A pergunta que se faz é “Por que não paramos agora com atitudes autodestrutivas e criamos regras e estratégias serias, com o propósito de garantir o bem estar de nossas gerações futuras, para por exemplo, daqui a 500 anos?

A biomimética nos dá a resposta, trata-se da Antropogistonia (do grego - οι άνθρωποι της Γης; povo da Terra, e do latim ‘tonus’ do Latin; tensão) termo usado pelo blog Blemya, para descrever a paralisia das pessoas do planeta Terra, devido a tensão causada pelo pânico, que as impossibilita de ter atitudes mediante a um problema evidente.
Um sarué se fingindo de morto - Playing possum

Playing possum (fingir-se de morto tal qual um sarué), ou a imobilidade tônica (em inglês; Tonic immobility - TI) é um comportamento o qual alguns animais se tornam temporariamente paralisados e sem resposta a estímulos externos. Na maioria dos casos, isso ocorre em resposta a uma ameaça extrema, como a de ser capturado por um suposto predador. Esta morte aparente pode ser utilizada como um mecanismo de defesa ou como uma forma de mimetismo de ultimo recurso, ocorrendo naturalmente numa grande variedade de animais. Tal comportamento ficou popular depois de aparecer num episodio da serie de TV Mythbusters, no qual uma cabra miotônica, condição também conhecida como o bode ‘desmaio-de-cabra’, congela os músculos por cerca de 3 segundos quando o animal se sente pânico, e como resultado o animal entra em colapso, e caia de lado com as patas rígidas.

Outra possibilidade é a de que temos um vão entre ação e ideação, causado pela nossa falta de capacidade de aplicarmos a inteligência em seu âmbito mais completo.  De acordo com Neil deGrasse Tyson, divulgador cientifico da serie COSMOS, levando em consideração o tempo em que surgiu a vida na terra, nossa inteligência é extremamente recente e não faz parte ativa de nossos reflexos de sobrevivência. Ainda não sabemos bem como lidar com ela, um bom exemplo é a forma que a inteligência de milhões de pessoas foram e ainda é ingenuamente manipulada por lideres políticos e/ou religiosos, para os mais diversos fins.

Um predador ao avistar sua presa, instintivamente fica contra o vento, se esconde na relva e cria estratégias de caça bem formuladas por reflexo. No nosso caso, esse vão entre o que sabemos ser o certo por raciocínio, e a efetiva colocação dessas estratégias em pratica nos torna estáticos.

A alegação recorrente é que a profilaxia é cara. Bom então espere para ver o preço dos remédios – medidas de controle ecológico como a despoluição e manutenção de vida nos rios, a responsabilidade das empresas reciclarem suas próprias embalagens apos o uso do consumidor (extended producer responsibility - EPR), entre outras, realmente podem ter custos adicionais que afetem o resultado final das empresas, mas acredite, o remédio pode ser exponencialmente mais caro conforme o tempo passa.

Nos estamos confortáveis em um sistema econômico que surgiu quando o ar, os rios e os mares pareciam ser recursos ilimitados e que jamais seriam alvo de algum dano causado por nós. Seguimos nosso curso míope, com fins evidentemente fatais, esperando que alguém mude as regras do jogo. A triste conclusão que nossa civilização antropogistônica talvez chegue é que talvez isso nunca possa acontecer.

A cura para antropogistonia pode ser encontrada também com a ajuda de estudos biomiméticos, mas nós já estamos conscientes sobre a nossa doença, pelo que podemos ter a chance de curar-nos inserindo-nos, cada um de nós no processo de cura individual da natureza.

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google