domingo, 13 de julho de 2008

Marco Polo em Bukhara




Os irmãos Polo decidiram evitar a Criméia por causa de uma guerra civil entre Berke e seu primo Hulagu ou talvez por causa da má relação entre Berke Khan e o Império Bizantino. Então, decidiram mover ao extremo leste até Bukhara, no atual Uzbequistão, onde a família viveu e negociou pro três anos.

Atravessando o rio Volga e viajando para o norte, ao redor do Mar Cáspio, os irmãos Pólo atravessaram os estepes secos do Cazaquistão e do Uzbequistão até a antiga cidade de Bukhara. Os Mongóis haviam capturado e destruído a cidade no ano de 1220. Quando os Pólo chegaram, esta era uma das principais cidades de Chaghatai Khanate.

Os irmãos ficaram em Bukhara por três anos, esperando pelo fim da instabilidade nos khanates ocidentais. Esta instabilidade deve ter durado uns três anos, mas deve ter dado a chance para os Pólo aprenderem a língua Mongol, talvez ainda tinha mercadorias para vender na cidade, a qual era um importante ponto de parada nas rotas comercias do leste-oeste.

Infelizmente para Marco, somente o pai de Marco, Niccolò (Nicolò em veneziano) e seu tio, Maffeo (Maffio), estiveram em Bukhara. Porém como foi escrito por Rustichello da Pisa “Ma ancora v'à di quelle cose le quali elli nonvide, ma udille da persone degne di fede” E ainda tem coisas que ele não viu, mas sim ouviu de pessoas dignas de fé.

Em sânscrito a palavra “Bukhara” significa “monastério”. Lá se encontram mais de 140 monumentos arquitetônicos e obras de arte da arquitetura. Bukhara é uma “cidade museu” sob o céu azul.



Bukhara (Uzbek: Buxoro, Tajik: Бухоро, Persian: بُخارا, Russo: Бухара), também pronunciado como Bukhoro e Bokhara, do Soghdiano βuxārak ("lucky place"), é capital da provincia de Bukhara (viloyat) do Uzbequistão. É a quinta maior cidade da nação, tem população de 237.900 pessoas (estimativa do censo de 1999).

Assim como os Pólo você pode aprender um pouco de Mongol:

Vocabulário
[Básicos
Oi.
Sain bainuu . ( )
Oi.
Sain'uu(informal) : . ( )
Como vai você?
Sain bainuu? ( ?)
Vem, obrigado.
Sain bainaa. ( )
Qual é o seu nome?
Tany ner khen be? ( ?)
Quem é você/ Quem é?
Chi khen be? ( ?)
Meu nome é ______ .
Mini ner ______ . ( _____ .)
Prazer em conhecê-lo.

. ( )
Por favor.
Tik Tik . ( )
Obrigado.
Bayarlalaa . ( )
De nada.
Zuuger . ( )
Sim.
Tiim . ( )
Não.
Ugu . ( )
Me desculpe.
Uuchlaarai : . ( )
Adeus
Bayartai . ( )
Não sei falar o Mongol
Bi Mongoloor yairdaggui [ ]. ( [ ])
Você fala Inglês?
Chi angilar yairdaguu? ( ?)
Socorro!
! ( !)
Cuidado!
! ( !)
Bom dia.
uglunii mend . ( )
Boa tarde.
udriin mend . ( )
Boa Noite.
orai mend . ( )
Boa noite (pars ir dormir)
saikhan untaarai . ( )
Não compreendo.
bi oil-rakh gui . ( )
Onde é o banheiro?
khanas toalet? ( ?)

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google