quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Placas de Carros do Mundo


O Sr. Tamashiro teve problemas quando tentava comprar um Toyota Camry no Japão, a negociação quase deu errado devido a um pequeno detalhe. Sua chapa de matrícula do carro carregava os números 4219 (shi ni iku), que em japonês tem o mesmo som de "você vai morrer".
Os números têm um significado grande, uma vez que os escreve em letras japonesas (kanji). O número mais temido no Japão e na China é quatroque significa a morte em ambos os países. Mas o Sr. Tamashiro só tinha de pagar algum dinheiro extra para mudar o número da placa e ter o negócio fechado.

Placas de automóveis sempre inspiraram curiosidade e admiração, e podem mostrar algumas particularidades intrínsecas de alguns países. Jeroen Coninx de 31 anos, é um aficionado em placas do carro, ele traz em seu site  licenseplatemania.com placas de mais de 100 países, "Minha mãe sempre disse que eu poderia dizer onde um carro vem antes mesmo de eu sequer saber ler."

A história das placas de licença começou no mesmo tempo em que carruagens foram substituídos por automóveis, que aparecem no primeiro período da transição do cavalo, de 1890 a 1910. A Holanda foi o primeiro país a introduzir uma placa de licença nacional, chamado pela primeira vez uma "licença de condução", em 1898. As primeiras licenças eram simplesmente placas com um número, começando em 1. No dia 08 de agosto de 1899 a contagem  já estava em 168. Quando os holandeses escolheram uma forma diferente para o número das placas em 15 de janeiro de 1906, a última placa emitida foi 2065.

A padronização das placas veio em 1957, quando os fabricantes de automóveis chegaram a um acordo com os governos e as organizações internacionais de normalização. Enquanto peculiares variantes locais ainda existiam, haviam três padrões básicos em todo o mundo:

- 12 por 6 polegadas (300 mm por 150 mm) - Usado na maioria das Américas.

- 20,5 por 4,5 polegadas (520 mm por 110 mm ou seja 120) - Usado na maior parte dos países europeus e muitos de seus antigos territórios ultramarinos.

- 14,5 por 5,3 polegadas (372 mm por 135 mm) - Usado na Austrália e alguns outros países do Pacífico, a meio caminho entre as dimensões dos outros dois padrões, já que as placas do Hemisfério Ocidental porém mais altas do que as européias.

Alguns países permitem a re-matrícula do veículo com placas "pessoais" ("vaidade" ou "marcas de preferência") . Quando o veículo é destruído ou exportado para um país diferente será necessária o novo registro no país de importação. China exige a re-matrícula de qualquer veículo que cruza as fronteiras provenientes de outro país, como visitas turísticas terrestres de férias, independentemente da quantidade de tempo que deve permanecer lá, isso tem que ser organizado com aprovação prévia.

Acredite ou não, placas inspiraram Sr. Coninx e sua esposa Eva a fazer o que deve ser chamado de "turismo de chapa de matrícula", ele tem viajado o mundo inteiro apenas para tirar algumas boas fotos de placas, "As fotos de placas são tomadas em qualquer lugar que podia , na Bélgica ou em outro lugar. Viajar é, portanto, muito importante para mim, não só por causa das placas, também porque eu realmente gosto de ver o mundo ".

Vehicle registration plates of Argentina
Vehicle registration plates of Argentina
Vehicle registration plates of Brazil
Vehicle registration plates of Brazil
Vehicle registration plates of Japan
Vehicle registration plates of Japan
Vehicle registration plates of UK
Vehicle registration plates of UK
Vehicle registration plates of Ohio - USA
Vehicle registration plates of Ohio
Vehicle registration plates of Russia
Vehicle registration plates of Russia
Vehicle registration plates of wyoming - USA
Vehicle registration plates of Wyoming

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google