quarta-feira, 19 de março de 2014

Uma nova forma de manter o corpo em forma - A Ginástica Primatológica

Luiz Pagano fazendo o abdominal invertido, movimento da Ginástica Primatológica, inspirado em macacos e no Ranxerox
Nos, seres humanos compartilhamos um ancestral comum com os macacos africanos modernos - às vezes invejamos nossos primos símios por causa de sua força, destreza e leveza. A maneira como eles balançam de galho em galho, entre as árvores, tão talentosos como ginastas olímpicos. Nós os invejamos porque encontram grande prazer em tais atividades e o simples ato de imitar seus gestos nos trazer grande prazer e diversão.

read this article in English

Foi pensando nisso que criei nos anos oitenta, as bases da Ginástica Primatológica, APE FIT, monkey fitness, ape academy, ou qualquer outro nome que venha a fazer sentido.

Me lembro de quando era estudante do ensino médio, para nos divertir, muitas vezes voltavamos para casa apostando corrida com amigos na postura de chimpanzés, imitando a forma que eles andavam, corriam e gesticulavam. Na época (anos 80) líamos as HQs de RanXerox, uma ficção científica sobre um monstro robótico, tipo Frankenstein, punk, futurista, criado pelos artistas italianos Stefano Tamburini e Tanino Liberatore. Nas cenas de fuga, Ranx corria imitando os gestos de um macaco e atingia enorme velocidade, eu ficava fascinado com isso.

Eis que surge a ginástica primatológica


O surgimento (tardio) da Ginástica Primatológica (APE FIT) era simplesmente inevitável. Mais cedo ou mais tarde, alguém iria criar tal serie de movimentos e iria estudar sua dinâmica e seus efeitos benéficos aos ser humano.

Anatomia Comparada - dos macacos e do homem, é incrível como podemos trabalhar os músculos mais inusitados durante as sessões de 'Ginástica Primatológica'
Temos muitas semelhanças com os macacos, fazemos alguns movimentos instintivos que eles fazem principalmente quando somos bebes.

Ninguém melhor que um brasileiro aficionado por condicionamento físico para estudar os macacos (auto-bullying - lol).
Anúncio do "Novo APE FIT RUNNER X2 - melhor maneira de descobrir a natureza" - (tanto a marca APE FIT como o aparelho APE FIT RUNNER X2 são fictícios, foram criados por Luiz Pagano apenas para ilustrar este artigo)

O mero reflexo de agarrar o dedo do pai é um dos muitos atos natos de um bebê. Coloque o seu dedo na palma da mão de um bebê, ele instintivamente vai apertar com seus pequenos e poderosos dedos. É importante ressaltar que, o aperto de mão de um recém-nascido é tão forte que ele pode facilmente suportar o seu próprio peso por alguns instantes.

Por que os bebes fazem isso? Porque essa é uma pratica instintiva de sobrevivência dos primatas.


Luiz Pagano - Criador da Ginastica Primatológica (Ape Fit)

Observe uma mãe macaca na natureza, logo ao nascer os pequenos símios se prendem à pelagem da mãe macaca que anda de lado a outro, levando sua cria. Os bebes que não se agarram às mães ficam soltos na relva e se tornam vitimas fáceis dos predadores.

Base de exercícios – A construção da força nas mãos

O fluxo da ginástica primatológica segue a seguinte ordem:

Os primatas devem primeiro aumentar as forças nas mãos e nas patas (pés), em seguida no antebraço e panturrilhas e por fim as ligações dos membros com o torso. Essa dinâmica teve que ser corrigidas para fazerem sentido na raça humana.

Exercícios Abdominais de cabeça para baixo - perfeito para oxigenar o cérebro e proporcionar um ângulo diferente para observar a natureza.
Uma vez que as modificações evolucionarias tiraram a característica prensil dos pés dos humanos, devemos compensar esta perda com fortes exercícios para os pés e as panturrilhas.

Nessa lógica sabemos que os músculos localizados nos antebraços controlam os dedos. O fechamento da mão é controlado por músculos flexores do antebraço, enquanto a abertura da mão é controlada pelos extensores do antebraço. Os exercícios devem ser desenhados para controlar ambos movimentos.


Ao construir sua força de mão, também se constrói e engrossa esses músculos, dando aos antebraços uma aparência forte e poderosa.

Se você não tem os extensores de braços apropriados, você pode fazer estes exercícios em escadas apoiando seu corpo sobre os corrimãos entre um salto e outro
Médicos teorizam que as mãos funcionam como ótimos coadjuvantes ao trabalho do coração - ao exercitarmos as mãos, bombeamos o sangue das extremidades, e melhoramos nossa circulação.


A principal forma de fortalecer as mãos é através de exercícios como a barra fixa e o ‘pulley’. Desenhados para enrijecer os enormes e fortes músculos das costas, estes exercicios confiam inteiramente os movimentos dos grandes músculos na mera capacidade de suas mãos em agüentarem tamanho peso.

esses extensores de braços foram baseados na peça de mão usada pelo ator britânico Andy Serkis, durante as filmagens de King Kong

Outra forma seria o de apertar os Crushing Grip, COC (Captain of Crush), uma pinça de musculador. Estes exercícios não são recomendados para as series de ginástica primatológica pois não trazem grande diversão.

A ginástica primatológica é um exercício para mente e corpo. Parte importante dos exercícios é o de se ter diversão com os movimentos, se a serie não te trouxer prazer, então está fazendo algo errado.


O macaco vê,o macaco faz
Para fazer o movimento do 'balanço entre galhos' corretamente, é muito importante que o braço solto faça um movimento de círculo completo, e atue como um pêndulo - assim, impulsiona o corpo para a frente - é preciso muita força e confiança na mão para fazer esse movimento.


A parte mais divertida desse movimento é o de balançar o corpo com o objetivo de colocar os calcanhares na barra da frente

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google