read this article in English
De acordo com Luiz Pagano, criador do movimento 'Capivaras Parade', a mobilização pública que levou à descontaminação de rios em outras cidades do mundo, como o rio Tamisa em Londres e do Rio Han na Coréia do Sul, não aconteceu no Brasil, o 'Capivaras Parade' foi criado em 2008, com a finalidade de chamar a atenção pública para a indiferença que os administradores públicos têm para águas brasileiras.
Após o incidente de Mariana na qual a represa retendo a água com minério de ferro e dejetos de mineração contaminou rios, no estado de Minas Gerais, e alguns meses antes da abertura de Jogos Olímpicos, com as águas da baía de Guanabara completamente sujas, as autoridades brasileiras realmente mostram total inépcia com respeito ao cuidado básico que os rios e lagos de quase todas as cidades brasileiras devem ter.
E é neste cenário que a capivara aparece como uma heroína, a maior roedora do mundo que habita as florestas do Brasil, corajosamente aparece nadando em rios de cidades altamente poluídas de São Paulo e Rio de Janeiro e andando em grupos ao longo de suas margens.
"A capivara é uma embaixadora da natureza, se atrevem a chegar nas cidades e nadar nos rios e lagos que os homens degradaram, elas parecem mostrar-nos como num protesto, que os rios de nossas cidades não são latrinas, mas espaços para a vida e beleza", diz Luiz Pagano.
A exposição no Shopping Palladium em Curitiba, que começou no dia 23 de maio, vai até 5 de junho. Nos dias 4 e 5 de Junho, as crianças que passam pelo shopping poderão pintar mini-capivaras de gesso. "A intenção do Palladium é a conscientizar as crianças sobre a preservação da natureza, bem como proporcionar uma experiência lúdica de pintura", acrescenta a gerente de marketing.
Concept artist Luis Pagano na abertura do 'Capi Parade', promovido pelo Shopping Palladium - o animal é também símbolo da cidade de Curitiba, uma das cidades mais sustentáveis no Brasil |
Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente, de 6 de a 12 de junho. a Capi Parade sai em bando para a exposição itinerante em diversos pontos turísticos de Curitiba, no final da ação, as peças serão doadas e leiloadas pelo parceiro da ação, o leiloeiro Helcio Kronberg. O valor arrematado com o leilão, a comissão do leiloeiro bem como o trabalho dos artistas são doções e serão revertidos em cobertores para a Campanha Doe Calor, da Prefeitura de Curitiba realizada por meio do Instituto Pró-Cidadania e Fundação de Ação Social (FAS).
O evento também conta com a participação de celebridades brasileiras, a "Capivara Bi-articulada' teve intervenção artística do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, em referência ao ônibus criado por ele, outra usa uma camisa da seleção brasileira de futebol que será autografada após o leilão por Pelé, o rei do futebol, com exclusiva dedicatória ao licitante vencedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário