sábado, 1 de setembro de 2007

Bozzi & Pagano / Blemya



Marco Polo, viajante e homem de negócios veneziano tornou-se famoso entre outras coisas por seus relatos sobre estranhas criaturas. Em uma de suas viagens ele topou com Blemias, criaturas sem cabeças que tem as faces nos corpos. Provavelmente ainda hoje viajantes de negócios encontram 'Blemias' pelos caminhos - pessoas ou situações parecidas com as que Marco Pólo encontrou.

Este blog não é um manifesto pró-globalização ou contra-globalização, trata-se da forma que a empresa Bozzi & Pagano dos sócios Luiz Pagano e Mauricio Bozzi, encontrou para demonstrar sua visão, uma vez que tem como objetivo aproximar marcas de nações diferentes e difundir cultura através de alimentos, bebidas e equipamentos. 

Luiz Pagano e Mauricio Bozzi da Bozzi & Pagano em evento com representante da cultura russa.

A proposta é fornecer um fórum para homens de negócios e estudantes, sobre as inter-relações entre culturas diferentes em um sistema fechado, no qual tudo está conectado, bem como tornar pública as atividades comerciais performadas pela B&P, a saber:

DCS do Brasil (1997 ~ 2007) - Introdução de aquecedores para áreas externas fabricados pela DCS americana e linha de fogões profissionais, bem como a abertura de duas lojas proprietárias, uma na Gabriel Monteiro da Silva e outra no Shopping D&D.

Luiz Pagano e Luciano Boseggia, chef do Fasano na época, no evento Boa Mesa Rio de Janeiro 1997 - linha comercial de equipamentos profissionais de cozinha da DCS (Dynamic Cooking Systems) 


A Dynamic Cooking Systems, mais conhecida como DCS foi fundada por Surjit Kalsi, Roberto Bernal e Randy Rummelno ano de 1988 em Los Alamitos - CA, após serem demitidos da Vulkan.

Case de vendas - Chegou a vender mais no Brasil do que no estado da Califórnia, surpreendendo até mesmo as expectativas do dono da empresa, que achou que não fosse vender aquecedores em um pais tropical. Fazendo uso desses aquecedores, restaurantes e bares com áreas abertas passaram a lucrar mais no inverno.


Flash Power (abril de 1997 ~ 1999)- Criação e execução de um time especial de vendas, equipe especializada com excelente resultado 2 anos antes da regulamentação do produto no Ministério da Saúde. 

Chegavamos a ter resultados mensais com mais de 40.000 caixas vendidas ao mês, por meio de liminares, antes mesmo de ter a regularização do mercado de bebidas energéticas no país.

A Flash Power iniciou suas operações por meio da Lizu Trading, no ano de 1994 na Áustria, com base na bebida revigorante tailandesa chamada Lipovitan-D (Osotspa of Thailand, under licence of TAISHO PHARMACEUTICAL - TOKYO), e foi lançado no Brasil em 1997 trazida pelo visionário empreendedor austríaco Udo Holler.

A Flash Power, abriu as portas para o segmento de bebdias energéticas, tal como a Red Bull, empresa na qual Luiz Pagano teve o priviliégio de ser o primeiro Gerente On Premise do Brasil

Luiz Pagano foi o primeiro gerente On Premise da Red Bull no Brasil, ainda importado pela Madasa, que tambem introduzia o pioneiro RTD Sub Zero, bebida alcoólica de 5,5%ABV , percursora da Smirnoff Ice e de todas as outras bebidas da categoria 'Ice', produzida pela cerveja australiana Foster 

Grupo ZAO Veda - ЗАО «Веда» (Novembro de 2005 ~ Dezembro de 2007)- Mais uma vez a Bozzi & Pagano antecipa tendências e introduz vodkas de São Petersburgo no mercado brasileiro. A vodka Russkiy Razmer (Русский Размер) foi a mais vendida de St. Petesburgo, até a morte de Kiril Ragozin, dono da empresa no ano de 2005.


...saber que em 2005 não existia vodkas russas no mercado brasileiro (a Stoly que chegava aqui era produzida na Lituania) - mais do que colocar um novo produto no mercado é trazer uma tradição com mais de 600 anos e disseminar a cultura de um povo.


Chegar antes do momento certo é um risco para o inovador
Sucessos e fracassos são intercalados no caminho 

Um dos casos mais emblemáticos que vivi no que diz respeito a erros inovação foi com a marca Sub Zero, uma das primeiras bebidas alcoólicas RTD “ready-to-drink” da Austrália e do mundo.


Com graduação alcoólica de 5.5 ABV, era uma cerveja crystal, sem lúpulo, com extrato de lima-limão ( Citrus/Lime) fabricada pela Australiana Foster’s e representada no Brasil pela Madasa, empresa na qual Luiz Pagano foi gerente do segmento de On Premise, como dito anteriormente, no ano de 1999, nesse mesmo ano a Smirnoff lançava como concorrente a Smirnoff Mule, com vodka, ginger ale com sabor lima/limão, que acabou não chegando fortemente ao Brasil - ambas foram flops...

Devo dizer que eramos apaixonados pela maraca e pelo logo da Sub Zero.

Tinha tudo para dar certo, tivemos festas de lançamento incríveis em Campos do Jordão, a marca era forte, bem, talvez o sabor fosse um pouco enjoativo.

Fato é que o sucesso da categoria RTD só chegou no ano de 2004, quase cinco anos depois com o multi milionário lançamento global da Smirnoff Ice, bem como com as devidas correções de sabor,  publico alvo e preço da categoria.


Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google