domingo, 2 de setembro de 2007

Marco Polo

“Signori imperadori, re e duci e tutte altre genti che volete sa-pere le diverse generazioni delle genti e le diversità delle regionidel mondo, leggete questo libro dove le troverrete tutte le gran-dissime maraviglie e gran diversitadi delle genti d'Erminia, diPersia e di Tarteria, d'India e di molte altre province। E questovi conterà il libro ordinatamente siccome messere Marco Polo,savio e nobile cittadino di Vinegia, le conta in questo libro e eglimedesimo le vide. Ma ancora v'à di quelle cose le quali elli nonvide, ma udille da persone degne di fede, e però le cose vedutedirà di veduta e l'altre per udita, acciò che 'l nostro libro sia ve-ritieri e sanza niuna menzogna.”


“Senhores, Imperadores, Reis, Duques e Marqueses, Condes, Fidalgos e burgueses, e todos vós que desejais conhecer as diferentes raças e as variedades das diversas regiões do globo, tomai este livro e fazei-o ler; pois vos encontrareis todas as grandíssimas maravilhas da Grande e da Pequena Armênia, da Pérsia, da Turquia, dos Tártaros e da Índia e de muitas outras províncias da Ásia Menor e de uma parte da Europa, Quando se caminha ao encontro do Vento Grego, do Levante e da Tramontana; é assim que nosso livro vos contará, de maneira clara e em boa ordem, tudo como o senhor Marco Pólo, sábio e nobre cidadão de Veneza, descreve-os porque ele os viu com os próprios olhos. Sem duvida, há aqui certas coisas que ele não viu: mas as obteve de homens dignos de serem acreditados e citados. É por isso que apresentamos as coisas vistas por vistas e entendidas por entendidas, de forma que nosso livro seja sincero e verdadeiro sem nenhuma mentira, e que seus propósitos não possam ser taxados de fabulas.”

Marco Pólo, a descrição do mundo - Descrizione del mondo

Marco Polo nasceu na República de Veneza em 1254 faleceu a oito de Janeiro de 1324 foi um viajante e homem de negócios veneziano. Juntamente com o seu pai, Nicolau Polo, e o seu tio, Maffeo, foi um dos primeiros ocidentais a percorrer a Rota da Seda. Dirigiram-se à corte do rei mongol Kublai Khan e, a seu serviço, percorreram a Tartária, a China e a Indochina. Depois de regressarem a Veneza, Marco comandou uma galera na guerra contra Génova, acabando por ser feito prisioneiro. Durante o cativeiro, ditou as suas aventuras de viagem a um prisioneiro, Rusticello de Pisa, que foram traduzidas em latim, em 1315, pelo frei Francisco Pipino. Em 1485, depois de traduzidas em várias línguas, foram impressas.

As suas histórias de viagens povoaram imensamente os imaginários de vários povos e chamavam a atenção pela incrível riqueza de detalhes e emoção produzida em suas narrativas maravilhosas e até mesmo fantásticas. As viagens de Marco Polo ao Oriente e seu relatório de viagem publicado depois, talvez, seja o início da integração do mundo em um mercado consumidor de produtos e serviços.

Mas o que mais me fascina em seus relatos são as criaturas encontradas, tais como os cinocéfalos encontrados na ilha de Tanguibar, onde viviam homens gigantes, as grandes serpentes da região de Caragian, os Sciapodes, homens com uma só perna e pés gigantescos e a Salamandra “A Salamandra da qual eu falo não é nem animal nem serpente, da mesma maneira não é verdade que esta tela seja do pelo de um animal que vive no fogo” e finalmente os Blemias.

Os Blemias caracterizam bem, em um só personagem o bizarro, algo que causa medo de viajar, ao mesmo tempo geram curiosidade, estranheza e fascínio.

Ao escolher o nome deste blog e seu personagem, quis mostrar que a viagem de negócios não precisa ser mecânica, fria e desinteressante, que o assunto que rege nossas atitudes frente ao mundo globalizado não deve ser encarado como uma tarde assistindo a CNN com noticias de atentados e mortes.

Está mais para Anita Roddick da body shop conhecida por sua militância ecológica, ou como Richard Branson, presidente da Virgin Records, líder radical e apaixonado pela sua marca, ou de uma costureira que faz suas exportações através do Exporta Fácil, sistema de exportação da nossa empresa de correios.

Tal como um sistema meteorológico inter-relacionado, onde, borboletas que batem asas no Japão causam tempestades na Europa, a sua ida a banca para comprar jornal pode aumentar o preço das ações da Time Warner.

Procure relatar suas viagens e descobertas e quem sabe até descrever Blemias que encontre pelo caminho.

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google