domingo, 23 de setembro de 2007

Suíça - cinco anos de ONU




Cinco anos atrás, no dia 10 de setembro de 2002 a Suíça encerrou o isolamento voluntário ao entrar para a ONU. O que se ouve nos corredores do edifício da ONU em nova York e que a Suíça teve razão de renunciar a sua postura encima do muro. Ela soube impor respeito, propôs idéias inovadoras e trabalha muito.

A abertura da política exterior permitiu à Confederação Helvética ter uma projeção melhor, na opinião do embaixador suíço na ONU, Peter Maurer, e pelo especialista em estratégia, Albert Stahel.

A bandeira já tremula fora do edifício a um bom tempo e segundo Maurer a política de neutralidade armada não está ameaçada apesar de não ser compreendida por todos.

Apesar de modesta, a influencia política da suíça na ONU é suficientemente grande para defender seus interesses.
Segundo Stahel em entrevista a Swissinfo a Suíça tem muita experiência com questões humanitárias e pode alterar o cenário de discussões "Deveríamos deixar de lado certas questões como o Oriente Médio e nos concentrarmos onde temos algo a dizer como na questão dos direitos humanos, direito internacional e questões humanitárias. Nessas áreas temos experiência graças às nossas tradições como a neutralidade e o sistema político de concordância".

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google