domingo, 30 de setembro de 2007

Índice iPod


Em 1923 Gustav Cassel ), economista sueco, descreveu em seu artigo “Ensaio sobre a Reforma Monetária” a idéia de balancear o poder de compra das moedas de paises diferentes em produtos. Na teoria da Paridade do poder de compra – PPP ( purchasing power parity ), Cassel estipulou que num mercado eficiente, produtos idênticos deveriam ter o mesmo preço.


A taxa de câmbio na paridade do poder de compra é usada para avaliar o poder de compra de diferentes moedas em seus países em uma cesta de mercadorias pré-estabelecida. Um bom exemplo de uma medida de PPP é o preço do Big Mac em diferentes paises, também chamado de Big Mac Index, que teve seguinte cotação em julho de 2007 publicada na revista The Economist :


Preços de Big Mac
em moeda local / em dólares / PPP aplicado de / Cotação 2 de julho / desvalorização(-) do dólar valorização(+) s/ o dólar

Estados Unidos $3,41 / 3,41
Argentina Peso 8,25 / 2,67 / 2,42 / 3,09 / -22
Austrália A$ 3,45 / 2,95 / 1,01 / 1,17 / -14
Brasil R$ 6,90 / 3,61 / 2,02 / 1,91 / 6
China Yuan 11,0 / 1,45 / 3,23 / 7,6 / -58
Dinamarca Dkr 27,75 / 5,08 / 8,14 / 5,46 / 49
Hong Kong HK$ 12,0 / 1,54 / 3,52 / 7,82 / -55
Indonésia Rupiah 15,9 / 1,76 / 4,663 / 9,015 / -48
Japão ¥ 280 / 2,29 / 82,1 / 122 / -33
Suécia SKr 33,0 / 4,86 / 9,68 / 6,79 / 42
Suíça SFr6,30 / 5,2 / 1,85 / 1,21 / 53
Rússia рубль 52,0 / 2,03 / 15,2 / 25,6 / -41
Tailândia Baht 62,0 / 1,8 / 18,2 / 34,5 / -47
Venezuela Bolívar 7,400 / 3,45 / 2,17 / 2,147 / 1

Alguns produtos tornam-se obsoletos, outros são modificados e transformados em novos produtos e novos produtos aparecem. Então a composição de uma cesta de produtos e serviços pode ser:

Refrigerantes Coca Cola 500 ml garrafa de plástico
Cigarros Marlboro Lights 20 cigarros
Sorvetes Magnum classic
Jornal diário Jornais 3 principais jornais
Camisinhas Durex Elite Pacote de 12
Fraudas descartáveis Pampers Easy Up Pants tamanho 4 Maxi para 8-15 kgs ou 18-33 lbs
Salgadinhos Pringles Original Original size
Suco de laranja Tropicana Orange juice, Pure Premium, Original 1 litro.
Biscoitos McVities. The original, 250g.
Pasta Barilla Spaghetti 500 gr
Detergentes Yes Original, 1 litro
Fast food Hamburger Somente o lanche
Fast food Big Mac incluso batatas e refrigerante
Fast food Café Café escuro médio
Fast food Muffin Muffin de chocolate médio
Desodorantes Biotherm, Spray Deodorant DEO FRESH Desodrante em spray
Perfumes Poême, Eau de Parfum Spray Eau de Parfum Spray, 100 ml.
Bebidas alcoolicas Absolut Vodka 700 ml
Liquor Jack Daniels Whiskey 700 ml
Champagne Veuve Clicquot Yellow Label, Brut 750 ml
ônibus passagem p adultos Viagem de ônibus em área urbana
Petróleo Gasolina 1 litro, sem chumbo 95 octanagem

Estas taxas de câmbio especiais são muitas vezes usadas para comparar o custo de vida de dois ou mais paises. Estes ajustes são usados para se obter um panorama mais realista do que o Produto Interno Bruto usando a taxa de câmbio de mercado. Porem este tipo de ajustes na taxa de cambio são controversos por causa da dificuldade de se achar cestas de produtos confiáveis para comparar o poder de compra entre paises.


Tentando consertar este problema o Commonwealth Bank of Australia ) (a empresa de securities CommSec) introduziu o Índice iPod como método menos preocupante de medida de PPP. Diferente do índice Big Mac, o qual é afetado por custos locais de transporte e trabalhistas, os custos para manufatura do iPod são os mesmos e o iPod é considerado como uma commodity comerciável.

Índice iPod do CommSec, com base nos preços de Janeiro de 2007:

1. Brasil $327.71
2. Índia $222.27
3. Suécia $213.03
4. Dinamarca $208.25
5. Bélgica $205.81
6. França $205.80
7. Finlândia $205.80
8. Irlanda $205.79
9. UK $195.04
10. Áustria $192.86
11. Holanda $192.86
12. Espanha $192.86
13. Itália $192.86
14. Alemanha $192.46
15. China $179.84
16. Coréia do Sul $176.17
17. Suíça $175.59
18. Nova Zelândia $172.53
19. Austrália $172.36
20. Taiwan $164.88
21. Singapura $161.25
22. México $154.46
23. U.S. $149.00
24. Japão $147.63
25. Hong Kong $147.35
26. Canadá $144.20

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google